As joias da Thereza

18 maio

Atire a primeira pedra a mulher que não se interesse por acessórios! Acho que não há quem não goste de se emperequetar toda com colar, brinco, anel, e, por aí vai. Pensando nisso a socialite Thereza Collor, em parceria com o SESC – SP, organizou a exposição Joias do Deserto.

A mostra conta com cerca de dois mil acessórios e adornos corporais do acervo etnográfico de Thereza. Em sua coleção é possível ver peças confeccionadas com diversos materiais, como, tecidos, couros, pedras e metais em prata e ouro, comuns aos locais de origem.

As peças foram adquiridas durante suas viagens no mínimo exótica ao Deserto do Saara, nas regiões do Marrocos, Argélia, Mali Níger, Tunísia, Líbia e Egito (até o Sinai, chegando à Palestina); o Deserto da Arábia, Arábia Saudita, Iêmen, Sultanato de Omã e Síria; o Deserto da Ásia Central, Uzbequistão, Turcomenistão e Kazaquistão (passando pelo Irã e chegando ao Afeganistão); o Deserto da Índia, Índia (Rajastão e Gujarat) e Paquistão; e o Deserto Tibetano, Tibete (território autônomo da China) e Ladakh (região divida entre a Índia, Paquistão e China).

A exposição é uma verdadeira viagem a essas regiões. É que debaixo de cada peça há explicações de como são usadas e qual o objetivo de se usar determinados acessórios. A primeira vista tem algumas peças que não fazem sentido aos brasileiros, como um sinto com uma bolsa acoplada para guardar o livro do Alcorão e até mesmo, um adorno de pescoço, que se chama caixa amuleto, que parece mais uma linda caixa de joias.

Outro percepção que se tem é que alguns acessórios, como os brincos e os braceletes são muito atuais, como as pulseiras com spikes, usados para auto defesa. A mostra é muito interessante, uma viagem aos desertos asiáticos.

Joias do Deserto fica em exposição até o dia 20 de junho, na galeria de artes do SESI-SP, que fica na Avenida Paulista, 1313, próximo ao metrô Tianon-Masp. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: